11 de out de 2013

Saúde: Chiclete faz bem?

Hey girls!!!

Pensaram que ficariam sem o post saudável esse semana? Nananinanão! rs
Dessa vez vamos falar de um assunto que pode ser um pouco polêmico: chiclete pode? Faz bem? Chiclete dá cárie?



De acordo com um estudo realizado na Europa, a combinação da saliva com a goma de mascar sem açúcar estimula o fluxo salivar, neutralizando ainda mais os ácidos acima do pH crítico de 5,7. (1, 2).

Foram separadas em dois grupos crianças propensas à cárie e durante dois anos foi analisado que o grupo de crianças que mascava chicletes sem açúcar depois de cada refeição durante 20 min teve o número de lesões de cárie reduzido em 41,7% em relação ao grupo de controle com crianças que não usaram a goma com sorbitol, no primeiro ano.

As lesões de manchas brancas também foram analisadas e constatou-se que esse mesmo grupo que mascava os chicletes teve uma redução das manchas de 43,6% em relação ao outro.

Depois de dois anos, registrou-se uma redução das cáries de 33.1% e uma redução das lesões de mancha branca de 38.7%.

A realização do estudo foi eficiente e os resultados demonstraram que não foi difícil mascar três chicletes por dia. Os resultados indicam que alunos e professores podem beneficiar-se, descobrindo que a saúde bucal também pode fazer parte do currículo escolar e que um programa de combate às cáries pode ser instituído nas escolas. Converse com seu dentista sobre as escolhas que você pode fazer para melhorar sua saúde bucal usando um chiclete sem açúcar.



Se joguem no trident meninas!!
Lembrando, claro, que esse foi um estudo realizado, mas é muito importante consultar o seu dentista e saber se ele aprova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário