10 de set de 2013

Saúde: Como Sumir com as Varizes?

Hey Girls,
primeira vez que eu, Isabelle, estou fazendo o post da nossa hashtag saéde, vamos lá.. varizes como acabar com elas? Com um modo de vida mais saudável e alguns hábitos fáceis de adicionar à rotina você pode se ver livre desse problema.

Antes de sair se desesperando com qualquer veia aparente que se localize nas pernas, aprenda a distingui-las. Os vasinhos são superficiais e não fazem mal nenhum, aliás, são muito comuns e provavelmente só você consegue notar os seus. “Já as varizes, são uma dilatação nos vasos venosos (que levam o sangue das extremidades de volta para o coração), e ficam com a aparência tortuosa e saltada da pele”, explica o angiologista, Ricardo Thomaz Tebaldi, do Hospital São Luiz. Essas precisam de cuidados e se não forem tratadas podem causar inchaços, sensação de cansaço e muitas dores.



Por que eu tenho varizes?
Já nascemos com um número de veias pré-determinados e, dentro delas, existem válvulas que contém o sangue para que ele não volte para baixo e volte ao coração. O sangue fica preso até a próxima contração da batata da perna, que faz o bombeamento, mas se você tem algum fator de risco, como cigarro, sedentarismo, alterações hormonais ou aumento de peso a veia acaba perdendo essa válvula. Como resultado do acúmulo de sangue lá, ela fica dilatada, meio disforme, tortuosa, com cor arroxeada e em alto-relevo.

Qualquer pessoa pode ter?
As varizes são hereditárias, mas não quer dizer que se sua mãe não tem você também não terá. É triste, mas a tendência hereditária pode pular gerações. Então, quer dizer que se a sua mãe tem você também terá? Não. Mas alguns fatores contribuem para o aparecimento delas: o cigarro, que é tóxico para as veias; o anticoncepcional, por causa do estrogênio e da progesterona, que são hormônios ligados à dilatação venosa; e o sedentarismo e o aumento de peso, que dificultam o movimento de alavanca da batata da perna, responsável pelo bombeamento do sangue de volta para o coração. E elas podem aparecer em qualquer fase da sua vida, com maior frequência depois da primeira menstruação.

E eu tenho tendência, o que posso fazer?
Primeiro de tudo, elimine os fatores de risco. Corte os cigarros e comece a fazer exercícios. “Prefira os aeróbios, já que muita musculação pode atrapalhar a condução do sangue para cima e dilatar as varizes que você já tem”, aconselha Dr. Ricardo. Converse também com a sua ginecologista e peça para ela receitar anticoncepcionais mais modernos, que tenham uma carga menor de hormônios. As meias elásticas comprimem a musculatura da perna e aumentam o bombeamento para o sangue subir do pé em direção à virilha. “Elas devem ser usadas no máximo até 20 minutos depois de levantar. Coloque depois de acordar, enquanto sua perna ainda não inchou, e fique com elas até o final da tarde". Na hora de dormir, não precisa usar as meias compressoras, porque quando você está deitada as pernas ficam no mesmo nível do coração então o retorno do sangue acontece naturalmente, "mas aproveite para deixa-las levantadas acima do nível do corpo durante 30 minutinhos", diz.



Quero sumir já com as que eu já tenho!
Você pode tratar com procedimentos a laser e aplicações cirúrgicas. Nos graus mais avançados, quando não tem mais fluxo de sangue, as veias são retiradas. Mas fique tranquila, elas não farão falta, já que não estavam funcionando e as outras veias compensam. O tratamento deve ser orientado por um angiologista, médico que cuida do sistema vascular.

Confira a matéria completa aqui.

Espero que tenham gostado, não esqueça de nos seguir no Instagram @futilnamoda :)

Bjs,
Belle :)

2 comentários:

  1. Olá Isabelle!! Sugiro uma matéria de como sair bem na foto do passaporte rsss. Parabéns pelo blog bjuss Bete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você visse os meus passaportes viria que essa matéria não seria muito útil vindo de mim! haha :)

      Excluir